Inaugurada unidade de processamento de suínos em Assis Chateaubriand da Frimesa
A Frimesa Cooperativa Central estabeleceu objetivos ambiciosos de sustentabilidade até 2040, focando em neutralidade de carbono e embalagens sustentáveis. Destacam-se metas de curto prazo como a implementação de práticas de biossegurança em granjas e a reutilização de água, com investimentos significativos em tecnologias de tratamento.
A longo prazo, o foco é atingir 50% de uso de embalagens recicláveis, reutilizáveis ou biodegradáveis e a neutralidade de carbono, com estratégias que incluem desenvolvimento conjunto de embalagens com fornecedores, refletindo seu compromisso com a sustentabilidade e inovação ambiental.
Participamos de vários projetos para a Frimesa e tivemos a oportunidade de conferir de perto este alinhamento corporativo em prol da sustentabilidade. Exemplo é a unidade de processamento de suínos em Assis Chateaubriand, a maior da América Latina, onde participamos da arquitetura, coordenação e integração de várias edificações.
Toda a estrutura deste complexo foi pensada para cumprir com pilares sustentáveis nos cenários econômicos, ambientais e sociais. Para o processamento da carne suína, por exemplo, a Frimesa buscou soluções para promover o bem-estar e diminuição do estresse animal, e será primeira Planta de suínos do Brasil a utilizar biometano na flambagem dos suínos. Além disso, a nova estrutura conta com sistema para reaproveitamento de águas, e eficiência energética. E os novos colaboradores terão redução do esforço físico, e conforto térmico e acústico.