Compatibilização de Projetos utilizando BIM

Compatibilização de projetos: Qual a sua importância?

Uma das maiores dores de cabeça durante uma construção são os problemas causados pelos conflitos dos diversos projetos elaborados. Mas com a compatibilização de projetos é possível localizar as incompatibilidades antes dos contratempos.

As construtoras, em sua maioria, terceirizam a elaboração dos projetos, subcontratando escritórios diferentes. Esta medida visa reduzir os custos de desenvolvimento.

Porém, muitas vezes esta prática acaba por acarretar negligência de comunicação, aumentando as chances de desacordos entre os projetos, e o problema acaba sendo identificado somente durante a obra, exigindo alterações de última hora ou até a quebra de elementos já construídos.

O projeto precisa estar em conformidade, evitando obstáculos que encareçam a construção, atrase o cronograma ou gere retrabalho.

Mas afinal, você sabe o que é a compatibilização de projetos?

Compatibilização de projetos

A compatibilização é uma etapa fundamental na fase de projetos de uma edificação. Ela integra diversas soluções, a fim de verificar o que foi traçado pelos projetistas.

Durante a compatibilização, todos os projetos são sobrepostos, sejam eles elétrico, hidráulico, arquitetônico, estrutural, entre outros.

Esta etapa tem como finalidade minimizar os conflitos e tornar a execução simplificada e otimizada.

A compatibilização de projetos requer investimentos de até 2% do custo da obra, mas gera uma economia entre 5% e 10% no custo final.

Tecnologia Amiga

A forma mais tradicional de se fazer a compatibilização de projetos na construção civil é com a sobreposição dos desenhos, manualmente ou através dos desenhos CAD 2D.

Mas como em todas as áreas, aqui a tecnologia também trabalha a favor: utilizando a metodologia BIM é possível executar a análise de compatibilidade de forma segura e precisa.

Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem de Informação da Construção, é uma das inovações mais promissoras dentro do mercado de arquitetura, engenharia e construção, envolvendo a criação de um modelo digital que integra todas as etapas e abrange todo o ciclo de uma edificação.

Para citarmos um exemplo, se for preciso inserir uma janela onde antes estava projetada uma parede fechada, o BIM indica o que será necessário para esta implementação: quantidade reduzida de tijolos, argamassa, estrutura de sustentação, etc. Tudo isso vai para o projeto, cronograma e orçamento.

Vantagens da da compatibilização

Sem dúvidas o maior benefício da compatibilização é a possibilidade de resolver os problemas durante a fase de elaboração do projeto, evitando contratempos na obra.

Após a compatibilização de todos os projetos, é possível que o orçamento da obra seja feito bem próximo do valor real, e não de forma estimada, garantindo a economia de material e evitando a perda de tempo.

Uma vez compatibilizado e solucionadas as interferências, tem-se uma maior garantia de que o projeto será executado conforme o time de desenvolvimento projetou, sem alterações na sua concepção, por conta da falta de compatibilidade. Desta forma, a edificação seja construída conforme concebida, evitando o risco de entregar algo diferente do que foi definido no escopo.

Além disso aplicando a metodologia BIM citada neste artigo é possível que todas as atualizações feitas possam ser visualizadas em tempo real por todos os envolvidos no projeto. Assim, caso seja encontrado algo que está em desacordo com o esperado, imediatamente o projeto pode ser revisto.

Com isso podemos afirmar que a compatibilização evita que a obra atrase, proporcionando garantias de entrega e confiabilidade.

Por fim, a compatibilização de projetos é uma tendência em crescimento na construção civil no Brasil.

Pronto! Agora você já sabe um pouco mais sobre a compatibilização e suas vantagens.

Não perca tempo e solicite que o processo seja incluído no seu projeto, entre em contato com a nossa equipe e conheça muito mais do que a compatibilização pode fazer pela sua obra.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *