Benefícios da Arquitetura Bioclimática

4 benefícios da Arquitetura Bioclimática

A sustentabilidade vem ganhando cada vez mais força na engenharia civil. Prova disso é a Arquitetura Bioclimática.

O setor da construção civil tem um dos principais papéis no desenvolvimento da humanidade, mas em contrapartida é uma das que mais causam impacto no meio ambiente.

Para amenizar os abalos, a Arquitetura Bioclimática estuda as condições climática, com o intuito de desenvolver projetos feitos para oferecer conforto em todas as estações do ano.

O que é Arquitetura Bioclimática?

Os primeiros estudos de uma arquitetura integrada com a natureza e o clima surgiram há aproximadamente 45 anos.

Já o termo Arquitetura Bioclimática surgiu na década de 60, através de pesquisas dos irmãos Aladar e Victor Olgyay, considerados grandes pesquisadores e precursores da área de conforto ambiental.

A Arquitetura Bioclimática nada mais é do que uma técnica que consiste em obter melhor aproveitamento dos recursos naturais com construções menos impactantes e mais eficientes.

Regiões quentes, frias, úmidas, secas, costeiras ou montanhosas, precisam de técnicas diferenciadas para garantir conforto e economia.

Assim, a Arquitetura Bioclimática está ligada a própria concepção do projeto arquitetônico, levando em consideração apenas condicionantes locais onde a edificação será construída., seguindo os princípios básicos de criação de espaços com eficiência energética, ambiente saudável para os usuários e considerando o ciclo de vida da estrutura edificada.

Ou seja, o objetivo da Arquitetura Bioclimática é de que empreendimentos em locais de baixas temperaturas, sejam construídos de modo que absorva eficazmente o calor do sol. Já em países tropicais, seja construído de modo que haja menos absorção de calor e aumente as ações dos ventos.

Benefícios da Arquitetura Bioclimática

Qualidade de vida, eis o que queremos encontrar em nossos lares e em nossos locais de trabalho.

Não podemos falar de qualidade de vida sem antes falar de sustentabilidade.

E a Arquitetura Bioclimática Industrial é um instrumento indispensável para o meio ambiente.

Vamos explorar alguns benefícios:

1. Iluminação natural

 

O uso da luz natural é um fator imprescindível no projeto de Arquitetura Bioclimática e, quando bem aproveitada, diminui a necessidade de iluminação artificial. Consequentemente diminui as temperaturas, se considerarmos o fato de que a luz artificial é convertida em calor.

Outro benefício é a instalação de energia solar fotovoltaica, onde a irradiação solar é convertida em energia elétrica.

2. Aquecimento natural

Além da energia solar, com o sol é possível implementar um sistema de aquecimento de água. Com ele você terá água quente nos chuveiros ou torneiras, através de energia gratuita, que não prejudica o meio ambiente.

3. Isolamento térmico

Utilizando materiais isolantes adequados é possível conservar a temperatura do interior por mais tempo.

Uma dica é o telhado verde que melhora o isolamento térmico da edificação, protegendo contra as altas temperatura no verão e ajudando a manter a temperatura interna no inverno.

4. Resfriamento natural dos ambientes

A ventilação é outro fator que pode ser muito aproveitada na Arquitetura Bioclimática, pois promove a renovação do ar, refresca o local e ajuda a remover a umidade.

Para um melhor aproveitamento, é necessário realizar um estudo das massas de ar, dos movimentos constantes, das intensidades e das direções.

Com isso, é possível elaborar uma estratégia de resfriamento dos ambientes, com a substituição do ar interno mais quente pelo ar de fora.

Esta prática reduz a frequência da utilização do ar condicionado e também proporciona um ambiente agradável.

Vamos aplicar?

Neste artigo apresentamos alguns dos benefícios da Arquitetura Bioclimática. Se você ficou interessado, entre em contato com a nossa equipe e saiba como o ambiente construído e planejado com estas estratégias, pode proporcionar mais do que apenas conforto.